John Wesley (Epworth, Inglaterra, 17 de junho de 1703 — Londres, 2 de março de
1791) foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do
movimento metodista e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores
avivacionistas da Grã-Bretanha.
Introdução
John Wesley viveu na Inglaterra no
século XVIII, uma sociedade conturbada pela Revolução Industrial, onde crescia
muito o número de desempregados. A Inglaterra estava cheia de mendigos itinerantes,
políticos corruptos, vícios e violência generalizada. Ocristianismo, em todas
as suas denominações, estava definhando. Ao invés de influenciar, o
cristianismo estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia
religiosa e pela degeneração moral.
Dentre aqueles que não se conformavam
com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley.
Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como
líder no meio do povo.
Infância
John Wesley, décimo quinto filho do
ministro anglicano Samuel, que se tinha mostrado ser jacobita ao negar a
reconhecer William de Orange como soberano inglês, e de Susana Wesley, nasceu a
17 de junho de 1703, em Epworth na Inglaterra.
Devido às atividades pastorais e
políticas que impediam o Reverendo Samuel de dar a devida assistência ao lar,
Susana assumiu a administração financeira da família e a educação dos filhos e
filhas. Disciplinava-os com rigidez, mantendo um horário para cada atividade e
reservando um tempo de encontro com cada filho para conversar, estudar e orar.
Incêndio em sua casa
Ainda na infância, John Wesley foi o
último a ser salvo, de forma miraculosa, em um incêndio que destruiu toda sua
casa, onde estivera preso no segundo andar. A partir desse dia, Susana, sua
mãe, dedicou-lhe atenção especial, pois entendeu que Deus havia poupado sua
vida para algo muito especial.
Aos cinco anos de idade, Susana Wesley
começou a alfabetizar John, usando o livro dos Salmos como apostila.
John estudou com sua mãe até os 11
anos. Entrou, então, para uma escola pública, onde ficou como aluno interno por
seis anos. Aos 17 anos, foi para a Universidade de Oxford.
Estudos
John Wesley iniciou seus estudos em
Oxford onde começa a se reunir com um grupo de estudantes para meditação
bíblica e oração, sendo conhecidos pelos colegas universitários de "Clube
Santo". Ele não inventou o nome: alunos, notando que os membros do grupo
tinham horário e método para tudo que faziam, os tacharam como 'metodistas'.
Wesley preferia chamá-los simplesmente de 'Metodistas de Oxford'.
Neste grupo Wesley e seu irmão Charles
iniciaram visitas e evangelismos em presídios. Wesley passou então a se
interessar mais pela questão social de seu país e a miséria que a Inglaterra
vivia na época.
Assim, gradua-se em Teologia, e pode
ajudar a seu pai na direção da Igreja Anglicana.
Isto até os 32 anos, quando atendeu a
um apelo: precisava-se de missionários na Virgínia, Nova Inglaterra.
Há uma equivocada história de que o
reverendo Wesley havia sido maçom. Houve um homem de nome John Wesley em
Downpatrick, Irlanda, que se tornou mestre maçom em 13 de Outubro de 1788. O
reverendo Wesley também esteve em Downpatrick algumas vezes, mas não nesta
data. Em 13 de outubro de 1788 o diário do reverendo John Wesley registra que
ele esteve em Wallingford, proximidade de Londres.
Missão em Virgínia
Um dos episódios que marcou o início do
metodismo foi a viagem missionária de Jonh Wesley à Virgínia, Estados Unidos,
para "evangelizar os índios" sendo praticamente fracassado. Em sua
viagem de retorno Jonh Wesley expressa sua frustração "fui à América evangelizar
os índios, mas quem me converterá?".
Durante uma tempestade na travessia do
Oceano Atlântico, Wesley ficou profundamente impressionado com um grupo de
morávios (grupo de cristãos pietistas que buscavam a conversão pessoal mediante
o Espírito Santo) a bordo do navio que, durante uma grande tempestade, as
crianças e os adultos morávios cantavam e louvavam ao nome do Senhor (Deus) e
Wesley, vendo a fé que tinham diante do risco da morte (o medo de morrer
acompanhava Wesley por ele achar que Deus não poderia o justificá-lo mediante
seus pecados e por isso constantemente temia a morte desde sua juventude),
predispôs-se a seguir a fé evangélica dos morávios. Retornou à Inglaterra em
1738.
Conversão
Após 2 anos, John Wesley volta
desiludido com o trabalho realizado na Virgínia. Encontra-se, então, com Pedro
Böhler, em Londres. Böhler era pastor morávio (da Morávia,Alemanha) e com ele
John Wesley se convence de que a fé é uma experiência total da vida humana.
Procurou, então, libertar-se da religião formalista e fria para viver, na
prática, os ensinos de Jesus.
No dia 24 de maio de 1738, numa pequena
reunião, ouvindo a leitura de um antigo comentário escrito por Martinho Lutero,
pai da Reforma Protestante, sobre a carta aos Romanos, John sente seu coração
se aquecer. Experimenta grande confiança em Cristo e recebe a segurança de que
Deus havia perdoado seus pecados.
A Experiência do Coração Aquecido
No dia 24 de maio de 1738, na rua
Aldersgate, em Londres, Wesley passou por uma experiência espiritual extraordinária,
é assim narrada em seu diário:
"Cerca das oito e quinze, enquanto
ouvia a preleção sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em
Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade,
eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de
que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei
do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma
maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de
todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração" .
Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou em
média de três sermões por dia; a maior parte ao ar livre. Houve uma vez que
pregou a cerca de 14.000 pessoas. Milhares saíram da miséria e imoralidade e
cantaram a nova fé nas palavras dos hinos de Charles Wesley, irmão de John. Os
dois irmãos deram à religião um novo espírito de alegria e piedade.
Igreja
Como não havia muitas oportunidades na
Igreja Anglicana, Wesley pregava aos operários em praças e salões - muito
embora ele não gostasse de pregar fora da Igreja - E tornou-se conhecidíssima
esta sua frase: "o mundo é a minha paróquia" .
Influenciados pelos morávios, John e
seu irmão Charles organizaram pequenas sociedades e classes dentro da Igreja da
Inglaterra, liderados por leigos, com os objetivos de compartilhar, estudar a
Bíblia, orar e pregar. Logo o trabalho de sociedades e classes seria difundido
em vários países, especialmente nos Estados Unidos e na Inglaterra e estaria
presente em centenas de sociedades, com milhares de integrantes.
Com tanto serviço, Wesley andava por
toda a parte a cavalo, conquistando o apelido de 'O Cavaleiro de Deus'. Calcula-se
que, em 50 anos, Wesley tenha percorrido 400 mil quilômetros e pregado 40 mil
sermões, com uma média de 800 sermões por ano. John Wesley deixou um legado de
300 pregadores itinerantes e mil pregadores locais.
A Igreja Metodista, como Igreja propriamente,
organizou-se primeiro nos EUA e depois na Inglaterra (somente após a morte de
Wesley no dia 2 de março de 1791).
Membros nos Estados Unidos
- 1771 - 361 membros
- 1780 - 8.500 membros
- 1784 - 15.000 membros
- 1790 - 57.621 membros
- 1800 - 64.894 membros
- 1809 - 163.038 membros
Doutrina
- Wesley ensinava que a conversão a Jesus é comprovada pela prática
(testemunho), e não pelas emoções do momento.
- Valorização dos pregadores leigos que participavam lado a lado com
os clérigos da Missão de evangelização, assistência e capacitação de
outras pessoas.
- Afirma que o centro da vida cristã está na relação pessoal com
Jesus Cristo. É Jesus quem nos salva, nos perdoa, nos transforma e nos
oferece a vida abundante de comunhão com Deus.
- Valoriza e recupera em sua prática a ênfase na ação e na doutrina
do Espírito Santo como poder vital para a Igreja.
- Reconhece a necessidade de se viver o Evangelho comunitariamente.
John Wesley afirmou que "tornar o Evangelho em religião solitária é,
na verdade, destruí-lo".
- Preocupa-se com o ser humano total. Não é só com o bem-estar
espiritual, mas também com o bem-estar físico, emocional, material. Por
isso devemos cuidar do nosso próximo integralmente, principalmente dos
necessitados e marginalizados sociais.
- Podemos afirmar que o bem-estar espiritual é o resultado da paz de
Cristo que alcança todas as áreas da vida do cristão. É o resultado do
bem-estar físico, emocional, econômico, familiar, comunitário. Tudo está
nas mãos de Deus, nEle confiamos e Ele é fiel em cuidar de nós. Sua salvação alcança-nos integralmente.
- Enfatiza a paixão pela evangelização. Desejamos e devemos trabalhar
com paixão, perseverança e alegria para que o amor e a misericórdia de
Deus alcancem homens e mulheres em todos os lugares e épocas.
- Aceita as doutrinas fundamentais da fé cristã, conforme enunciadas no Credo Apostólico (Cremos na Bíblia, em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, no ser humano, no perdão dos pecados, na vitória por meio da vida disciplinada, na centralização do amor, na segurança e na perfeição cristã, na Igreja, no Reino de Deus, na vida eterna, na segunda vinda de Jesus, na graça de Deus para todos, na possibilidade da queda da graça divina, na oração intercessória, nas missões mundiais. Cremos profundamente no amor. Amor de Deus em nossa vida, amor dos irmãos.), enfatizando o equilíbrio entre os atos de piedade (atos devocionais) e os atos de misericórdia (a prática de amor ao próximo).
Legado
Além de milhares de convertidos e
encaminhados para a santificação cristã, houve também obras sociais dignas de
destaque, como estas: Dinheiro aos pobres que Wesley distribuía, o compêndio de
medicina que Wesley escreveu e foi largamente difundido,
apoio na reforma educacional, apoio na reforma das prisões, apoio na abolição
da escravatura.
Atualmente, o total de membros da
comunidade metodista no mundo está estimado em cerca de 75 milhões de pessoas.
O maior grupo concentra-se nos Estados Unidos: a Igreja Metodista Unida neste
país é a segunda maior denominação protestante.
Hoje, além dos seguidores do Metodismo,
a vida de muitos é influenciada pela missão de Wesley. Movimentos posteriores
como o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A
insistência wesleyana da busca da santificação pessoal e social contribuem significativamente
para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhor. A Igreja Católica Romana
recebeu indiretamente alguns conceitos de Wesley quando o cardeal John Henry
Newman uniu-se a ela, vindo da Igreja Anglicana e concretizando em reformas
litúrgicas, sociais, carismática e teológica desde o Concílio Vaticano II.
Faleceu a 2 de março de 1791, em
Londres, Inglaterra. Encontra-se sepultado em Wesleys Chapel,
Grande Londres, Londres, Inglaterra.
Bibliografia
Daniel R. Jennings, The Supernatural
Occurrences Of John Wesley, SEAN Multimedia, Oklahoma City, OK 2005
Ligações externas
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